Acessibilidade:

Disciplinas optativas

Análise Geoambiental e Processos de Degradação (03 cred.)
Bases conceituais e metodológicas da análise integrada do meio ambiente. As percepções sistêmicas e holísticas na análise geoambiental. Processos morfoclimáticos e pedogenéticos da dinâmica ambiental e dos domínios naturais intertropicais. A degradação em ambientes úmidos, secos, semiáridos e desérticos. Os processos da desertificação. Conceitos e princípios fundamentais envolvidos em conservação do solo. Fatores causais e conseqüências socioambientais e políticas de recuperação.

Apropriação Tecnológica e Desenvolvimento Sustentável (03 cred.)
Geração e apropriação de tecnologias alternativas: participação popular na inovação, transferência e difusão. Energias alternativas, agroecologia, extrativismo sustentável, permacultura. Aplicação da biotecnologia na agricultura, na conservação de espécies vegetais ameaçadas de extinção e na polinização in vitro. A biotecnologia e as técnicas de micropropagação como ferramentas para o desenvolvimento sustentável. Tecnologias limpas na empresa. Produção limpa: materiais tradicionais e alternativos, ciclo de vida, estudo de matrizes e de aproveitamento de resíduos, e técnicas de reutilização da água. Eficiência energética. Exemplos de tecnologias alternativas na indústria. Tecnologias alternativas na construção civil. Tecnologias da arquitetura ecológica.

Avaliação Ambiental Estratégica (03 cred.)
Evolução, contexto, princípios, critérios, conceitos e objetivos da AAE. Algoritmos, passos e procedimentos, modelos de abordagem política e de projetos. Tipologias formais: policy impact assessment, environmental test, E-test, regional EA, sectoral EA, environmental overview, strategic environmental analysis, strategic Environmental Impact assessment, programmatic environmental assessment. Métodos e técnicas utilizáveis na identificação, análise e tomada de decisões sobre os impactos. Experiência internacional com AAE: experiências européias, americanas e na Oceania.

Biodiversidade, Conservação e Desenvolvimento (03 cred.)
Conceito, níveis e padrões globais de diversidade biológica. Benefícios ambientais da biodiversidade para a humanidade. Causas e conseqüências da perda da biodiversidade. Demandas legais para o monitoramento da diversidade biológica. Estratégias e paradigmas para a conservação da biodiversidade. Desenvolvimento e sustentabilidade ambiental. Formulação de políticas de desenvolvimento. Valor da Diversidade Biológica.

Comunidade e Meio Ambiente (03 cred.)
Globalidade e localidade. Desenvolvimento local, participação e sustentabilidade. Teorias do desenvolvimento e desenvolvimento endógeno. Teorias, modelos e estratégias de desenvolvimento local: instrumentos de mobilização e ativação de comunidades. Indicadores e perspectivas da sustentabilidade. Comunidade, identidade local e sustentabilidade. Poder local, capital privado, comunidade e qualidade de vida. Teorias da relação entre sociedade e meio ambiente. Sistema de classificação da natureza nas comunidades tradicionais e aplicação do conhecimento tradicional na conservação da biodiversidade. Conciliação de técnicas formais e manejo tradicional. Ideologias e éticas do ambiente: representações sociais de ecologia, natureza, ambiente nas comunidades tradicionais vis-à-vis o discurso ecológico civilizatório.

Energia e Meio Ambiente (03 cred.)
Conceitos básicos de Energia. Ciclo de energia na biosfera. Introdução a engenharia da energia: grandezas e conceitos fundamentais. Combustão. Energia elétrica. Conversão e conservação de energia. Tecnologia energética e meio ambiente. Fontes convencionais: usinas hidroelétricas, termoelétricas, e nucleares. Fontes alternativas de energia: solar, eólica, biomassa, energia dos mares e geotérmica. Princípios tecnológicos, da produção energética, dimensionamento, armazenamento, eficiência energética e impactos ambientais. Energia no meio ambiente urbano e rural. Matriz energética mundial e brasileira. Planejamento energético voltado ao desenvolvimento sustentável.

Etnobiologia (03 cred.)
Etnobiologia: Definição, histórico e demarcação científica no âmbito da etnobiologia. Fundamentos epistemológicos da etnobiologia. Campos de conhecimentos etnobiológicos: Etnobotânica, etnoecologia, etnozoologia, etnofarmacologia. Metodologia e Técnicas da pesquisa qualiquantitativas em etnobiologia. Coleta de dados e os instrumentos de análise etnocientíficos. Aplicações do conhecimento etnobiológico de populações tradicionais.

Gestão de Conflitos socioambientais (03 cred.)
Tipificação dos conflitos ambientais. Auto-diagnóstico, deliberações, execução e avaliação processual das superações dos conflitos ambientais. Gerenciamento, negociações e mediações. Relações sociais de produção, poder, desejo, parentesco e ambiente na delimitação de conflitos. Caracterização sócio-política dos conflitos: dano ambiental legal, passivo ambiental de natureza contábil e impactos de natureza ecossistêmica. Governamentalidade, dispositivos de segurança e a não-violência ativa/passiva da sociedade civil/mercado e Estado, na sustentabilidade dos recursos naturais.

Gestão de Recursos Naturais e Política Ambiental (03 cred.)
Introdução aos princípios básicos da economia ambiental e dos recursos naturais e discussão de aplicações desses princípios em questões ambientais correntes, tais como externalidades, controle de poluição, problemas de direito de propriedade comum, bens públicos, recursos renováveis e não-renováveis, análise de custo-benefício, valoração ambiental, desenvolvimento sustentável, crescimento populacional e questões globais. Análise de questões atuais do desenvolvimento sustentável, tais como preservação da biodiversidade, poluição do ar e da água, manejo de resíduos sólidos e substâncias tóxicas, dentre outros.

Indicadores de Sustentabilidade (03 cred.)
A natureza e importância dos indicadores de sustentabilidade. Processo de construção de indicadores: hierarquia, processo de seleção, sistemas dinâmicos. Modelos de indicadores de desenvolvimento sustentável. Implementação, monitoramento, teste, avaliação e melhoramento dos indicadores. Estudo de casos.

Instrumentos de Planejamento e Gestão de Bacias Hidrológicas (03 cred.)
Definição e divisão da hidrologia: ciclo hidrológico, precipitação, interceptação, armazenamento de água no solo, evaporação, evapotranspiração, formação da vazão em cursos de água e medição, e escoamento superficial e subterrâneo. Definição e delimitação de bacias hidrográficas em cartas planialtimétricas, medição da área e perímetro, curva de declividade, cálculo dos principais coeficientes característicos das bacias hidrográficas, introdução à análise de parâmetros físico-químico-biológico de qualidade das águas e sedimentologia. Conservação e manejo da água em bacias hidrográficas. Significância da produção e da retenção de sedimentos no aproveitamento e conservação dos recursos hídricos. Características e propriedades dos sedimentos em bacias fluviais. Tratamento de informações sedimentológicas. Proteção contra a erosão em bacias fluviais. Assoreamento de reservatórios e canais. Comitês e consórcios de bacias hidrográficas.

Mudanças Climáticas, refugiados ambientais e sustentabilidade (03 cred.)
O clima na escala global e sua caracterização. As mudanças climáticas e suas várias escalas. Mudança e variabilidade climática: discussão sobre as diferenças e analogias. O "optimum climático" e a "pequena idade do gelo". O ambiente antártico como laboratório de pesquisas sobre as mudanças climáticas globais. A desertificação como modalidade de mudança climática. A especificidade da região intertropical com ênfase para o território brasileiro. Efeito estufa, situação atual e perspectivas.Refugiados ambientais: vulnerabilidade e impactos socioeconômicos (conseqüências à saúde humana,a agricultura, as florestas,as zonas costeiras, a biodiversidade e a formulação da política energética). O Protocolo de Kyoto: metas, políticas e medidas. Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). O mercado de carbono no mundo e no Brasil.

Planejamento e Gestão Ambiental (04 cred.)
A Teoria do planejamento ecológico. Metodologia do planejamento ambiental. Métodos precursores: determinismo ecológico, early warning system, valor de uso e análise de custo-benefício. Simulação dinâmica de sistemas. Risco ecológico: método de análise para aplicação no planejamento e na gestão ambiental; Instrumentos de gestão ambiental na legislação brasileira. Avaliação de impacto ambiental: concepção e métodos. Planos diretores. Zoneamento ambiental. Licenciamento ambiental. Série ISO 14000. Sistemas de gestão ambiental. Auditoria ambiental. Rotulagem. Avaliação do ciclo de vida. Críticas e alternativas ao sistema ISO: na indústria, na agricultura e no turismo. Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Sistema Nacional de Unidades de Conservação.

Políticas Públicas e Desenvolvimento (03 cred.)
Sociedade, meio ambiente e desenvolvimento. Política pública ambiental: os processos de planejamento e implementação. Atores e Instrumentos de política ambiental. Tecnologias modernas, tecnologias alternativas, e novas tecnologias na política ambiental. A política ambiental no Brasil e a problemática ambiental local e regional. Os desafios do desenvolvimento sustentável, Ecodesenvolvimento, biodiversidade e globalização. O enfoque interdisciplinar da problemática sócio-ambiental.

Simulação e Modelagem de Sistemas Ambientais (03 cred.)
Introdução ao cálculo vetorial e tensorial, significado físico dos operadores gradiente, divergente e rotacional e Laplaciano. Definição de propriedades de meios contínuos, quantidades físicas e sistema de unidades, cinemática e movimento (abordagem Lagrangiana e Euleriana). Conceituação de modelos: modelagem fenomenológica, matemática, numérica e computacional. Introdução à análise de convergência e unicidade. Leis de conservação, adimensionalização, unificação das leis de conservação em termos de uma propriedade genérica. Aplicação a transporte de massa, calor, energia, percolação, transporte de fármacos e concentrações e modelos populacionais contínuos. Casos estacionário (equilíbrio) e transiente. Equações constitutivas para o fluxo: processos puramente difusivos leis de Fourier, Darcy, Fick, Ohm, escoamento potencial, eletrostática, elasticidade e modelos de torção; processos difusivos equação de Poisson, modelos de equilíbrio, modelos de propagação de ondas e elastodinâmica; fluxo convectivo difusivo e equações de convecção-difusão eletromagnetismo: equações de Maxwell; e, equação de advecção, difusão, reação homogênea e com termo forçante.

Técnicas de Análise e Monitoramento Ambiental (03 cred.)
Poluição ambiental. Caracterização da poluição no ar, na água e no solo. Técnicas fisico-químicas de análise da poluição: planejamento amostral de uma região contaminada. Uso de radiotraçadores em estudos da qualidade ambiental. Utilização das técnicas analíticas em objetos de interesse ambiental HPLC, ICP, AAN, FRX, AAS e cromatografia gasosa. Indicadores biológicos da qualidade do ar, da água, da paisagem e estimadores de biodiversidade. Técnicas de análise de risco ambiental. Identificação, avaliação, gerenciamento e comunicação de riscos. Fontes poluidoras, exposição e dose. Coeficientes de risco a saúde. Técnicas de monitoramento ambiental. Características e dinâmica de ecossistemas. Monitoramento de solos e substratos. Monitoramento de recursos hídricos. Monitoramento da atmosfera. Monitoramento da recuperação ambiental: estudo de casos (mineração, recuperação de solos agrícolas, recolonização por espécies nativas). Estratégias de monitoramento ambiental. Biorremediação.

Territorialidade e Meio Ambiental (03 cred.)
Meios Naturais, Técnico e Geográfico. Governabilidade, território e (des/re)territorializações. Técnica, velocidade, mudança e territorialidade(s). Resiliência biofísica e cultural e territorialidade(s). Escalas espaço-temporais das configurações territoriais. Materiais, forças, processos nos sistemas ambientais. Derivações antropogênicas em sistemas ambientais. Territorialidade(s) e ordenamento do território. Territorialidades e identidade(s). Cenários ambientais, dinâmicas populacionais e desenvolvimento territorial.