Acessibilidade:

Área de concentração e linhas de pesquisa

A Proposta Curricular do Curso de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Associação Plena em Rede, foi articulada para estar em consonância com a área de concentração "Desenvolvimento e Meio Ambiente" e respaldada através de três linhas de pesquisas.


ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Desenvolvimento e Meio Ambiente

A geração de conhecimento em base interdisciplinar, voltado para o desenvolvimento sustentável, constitui um desafio para as ciências em nível global e no contexto do Nordeste do Brasil. O modelo de desenvolvimento ainda predominante nesta região se caracteriza pela degradação dos recursos naturais, da cultura e das condições sociais. Faz-se necessária a formulação e instauração de estratégias de desenvolvimento baseadas em alternativas tecnológicas inovadoras e de gestão do patrimônio natural e cultural. Dessa forma, a proposta deste Doutorado, alicerçada na matriz interdisciplinar das abordagens críticas e sistêmicas, contribuirá para a construção de um desenvolvimento atento às necessidades regionais e às demandas reprimidas de qualificação de recursos humanos. Assim, estabelecer o Desenvolvimento e Meio Ambiente como área de concentração desse Doutorado significa reunir esforços em linhas de pesquisa e formação de profissionais para atuarem em espaços territoriais com recursos naturais e humanos escassos, e demandas sociais crescentes. Logo, é de fundamental relevância que o Curso priorize pesquisas interdisciplinares sobre os problemas regionais e as potencialidades endógenas aproveitando a massa crítica existente. Um dos projetos de pesquisa que alicerçará a base empírica para qualificação de recursos humanos é um Projeto Integrado sobre Manejo Sustentável da Água em Bacias Hidrográficas do Nordeste brasileiro, por considerá-lo fundamental para o fortalecimento dessa Associação em Rede de produção de saberes científicos, que visa catalisar o anseio de sustentabilidade econômica, social, ecológica, cultural e espacial essenciais à autonomia, emancipação e solidariedade ao povo nordestino.




Cada aluno deve optar por uma linha de pesquisa para desenvolver o seu plano de estudo e projeto de tese. Isso significa que devem estar em consonância com a linha de pesquisa selecionada. Além disso, também devem inserir-se em algum dos diversos Projetos de Pesquisa integrados do Curso.


LINHAS DE PESQUISA

Linha 1 – RELAÇÕES SOCIEDADE-NATUREZA E SUSTENTABILIDADE

Objetiva qualificar recursos humanos que busquem o equacionamento nas interrelações sociedade-natureza, no que concerne ao conhecimento destas, uso sustentável dos recursos naturais, avaliações de riscos, desastres e vulnerabilidades socioambientais. Causas e consequências da perda da biodiversidade. Benefícios ambientais da biodiversidade para a humanidade. Conservação e Etnoconservação da Sociobiodiversidade.

Linha 2 – PLANEJAMENTO, GESTÃO E POLÍTICAS SOCIOAMBIENTAIS

Objetiva desenvolver pesquisas e formar recursos humanos para atuar nas temáticas: Políticas públicas rurais e urbanas, Governança e Participação Social; Sustentabilidade Ambiental, Fundamentos e Gestão socioeconômica dos Recursos Naturais e culturais, Espaços livres e sustentabilidade urbana; Planejamento e Gestão integrada dos recursos naturais, gestão participativa, movimentos sociais rurais e urbanos. Gestão dos resíduos sólidos. Políticas públicas Agricultura familiar e Agroecologia, Políticas públicas de recuperação de áreas degradadas, Turismo, Educação ambiental com vistas ao desenvolvimento sustentável.

Linha 3 - TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Objetiva desenvolver pesquisas e formar recursos humanos capacitados para atuar em temas: tecnologias de convivência com a seca; tecnologias para energias renováveis; sistema de monitoramento dos recursos naturais; geotecnologias para monitoramento socioambiental; sistema de alerta e monitoramento dos desastres naturais. Modelagem dos recursos naturais, reciclagem dos resíduos sólidos, monitoramento do sequestro de carbono de sistemas ambientais, Sensoriamento remoto aplicado a análise socioambiental, modelagem hidrológica para monitoramento dos recursos hídricos, Mudanças, variabilidades e Eventos climáticos extremos e suas repercussões na sociedade.