Acessibilidade:

Apresentação

O Curso de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (recomendado pela CAPES em 2009, Of. nº 82-21/2009/CTC/CAAIV/CGAA/DAV, Conceito 4 na Área Interdisciplinar, Câmara Temática Ambiente e Agrárias), foi concebido no formato de Associação ampla em Rede através da integração das competências de sete IES públicas nordestinas (UFPI, UFC, UFRN, UFPB, UFPE, UFS e UESC) que integram os Mestrados em Desenvolvimento e Meio Ambiente, autodenominados conjuntamente de Rede PRODEMA, que há mais de vinte anos qualifica recursos humanos em nível de Mestrado interdisciplinar na Região Nordeste (embora sejam avaliados individualmente pela CAPES). O que configura esses mestrados como Rede é que todos contêm disciplinas obrigatórias em comum (Tronco Comum), incluindo Seminários Integradores interinstitucionais anuais dos quais todas as IES do PRODEMA participam.


Na perspectiva de constituir de fato uma Rede interdisciplinar, interinstitucional e intra-regional, a partir da longa experiência adquirida nos Mestrados, os docentes mais produtivos destes Cursos em cada uma das sete IES supramencionadas, atualmente, integram o Curso de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Associação ampla em Rede. Este contempla uma Área de Concentração, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE, e 2 Linhas de Pesquisa:  (i) Planejamento e Gestão de Zonas Semiáridas e Ecossistemas Limítrofes; (ii) Ordenamento Territorial e Gestão de Conflitos nos Ambientes Costeiros. Em 2011, com a criação da Área de Ciências Ambientais, o Curso de Doutorado migrou para esta Área.


O conjunto das ações que envolvem a estrutura curricular do curso, a execução de projetos de cada IES participante e o esforço acadêmico partilhado para a oferta de disciplinas e orientação, constitui um modelo de pós-graduação que assegura a mobilidade acadêmica de discentes e docentes, bastante relevante para potencializar as capacidades instaladas, facilitar a interlocução e possibilitar diferentes parcerias na discussão e soluções de problemas que envolvem as pesquisas interdisciplinares.


As IES que constituem este Doutorado em Rede possuem um corpo docente com formação, qualificação e atuação diversificadas, experiências em temáticas relevantes para a construção da interdisciplinaridade, além de infraestruturas suficientes para sustentar o Doutorado e os Cursos de Mestrado. Esta associação consiste em alternativa sustentável para produzir ciência de qualidade, alicerçada na interdisciplinaridade e em prol do equacionamento dos problemas socioambientais, especialmente da Região Nordeste.

    

Conta atualmente com um corpo docente de 67 professores, 52 (77,6%) na categoria permanente e 15 colaboradores (22,4%); dos 52 docentes permanentes, 30 (57%) são bolsistas de produtividade científica do CNPq, 9 no nível 1 (A-D) e 21 nível 2.


Está em andamento o processo de inserção internacional do Curso, tanto por meio de Projetos de Pesquisa, com destaque para o Innovate Project, uma parceria entre pesquisadores brasileiros e alemães sob a coordenação brasileira da Profa. Dra. Maria do Carmo Martins Sobral (UFPE), como através dos Programas “Ciências sem Fronteiras”, e de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE); por meio deste último, doutorandos deste Curso, de diferentes IES, cursam parte do seu doutorado no exterior promovendo parcerias com seus orientadores. Destaca-se ainda o Projeto de Ensino Observatório da Educação/CAPES/OBEDUC. Todos esses Projetos têm grande potencial e perspectivas para consolidação da Internacionalização. O conjunto dos pontos positivos destacados viabilizará a elevação do conceito e consolidação deste Curso de Doutorado em Rede, o qual é de fundamental importância para o equacionamento de problemas socioambientais do nordeste brasileiro por meio da qualificação de recursos humanos de alto nível e consequente diminuição das assimetrias regionais.