Acessibilidade:

Seminários e Atividades Obrigatórias

Os SEMINÁRIOS DE TESE constituem disciplinas obrigatórias em três níveis, durante os quais são avaliados e aperfeiçoados os projetos de tese até atingir o nível de Exame de Qualificação e da própria Tese.

Seminário de Tese I
Ementa: Seminário apresentado pelos discentes até o final do segundo semestre, contado a partir da matrícula no curso de doutorado, versando sobre os respectivos projetos de tese. Visa, também, o acompanhamento do desenvolvimento das respectivas pesquisas integrando discentes e docentes no Seminário Integrador da Rede.

Seminário de Tese II
Ementa: Seminário apresentado pelos discentes até o final do quarto semestre, contado a partir da matrícula no curso de doutorado, versando sobre o Estado da Arte e aspectos metodológicos do projeto de tese, para fins de acompanhamento da trajetória da pesquisa do doutorando.

Seminário de Tese III
Ementa: Seminário apresentado pelos discentes até o final do quinto semestre, contado a partir da matrícula no curso de doutorado, apresentando os capítulos teóricos, metodológicos e resultados parciais da pesquisa de tese.

 


Os ESTÁGIOS DE DOCÊNCIA constituem disciplinas* obrigatórias em dois níveis.

Estágio de Docência I e Estágio de Docência II
Ementa: Aperfeiçoamento da formação de estudantes de pós-graduação para o exercício da docência em nível superior, mediante a realização de atividades desenvolvidas em disciplina de graduação sob a responsabilidade de um professor designado pelo departamento, supervisionadas pelo orientador e aprovadas pela coordenação do programa de pós-graduação e pelo coordenador de graduação.



*Em algumas IES da Rede, é possível que os Estágios de Docência sejam cadastrados como Atividades Obrigatórias, em virtude dos regimentos institucionais diferenciados.