Acessibilidade:

Disciplinas obrigatórias

A estrutura curricular visa articular-se aos objetivos do PPG contemplando os componentes das ciências naturais e sociais de modo equitativo, e, também, se adequando à área de concentração e às linhas de pesquisa.


Lógica e Crítica da Investigação Científica

Ementa: O empreendimento das ciências, conhecimento, pensamentos e ação, estratégias e táticas. Materiais, conceitos, leis, modelos, teorias e paradigmas. Epistemologia e crítica de ciências: busca inacabada e o paradoxo do saber, ciências e mito. A complexidade básica. Ciências e valores. Desenvolvimento do método científico: a observação, a experimentação e a formulação de modelos. A análise e a crítica dos dados experimentais. Redação e normalização de documentos científicos.

 

Desenvolvimento e Sustentabilidade no Brasil

Ementa: Estratégias de intervenção no Brasil e seus pressupostos. Relação público/privado na sociedade brasileira. Desequilíbrios ecossistêmicos urbanos e rurais. Ecodesenvolvimento e sustentabilidade socioambiental. Arranjos institucionais e políticos ambientais. Experiências regionais.

 

Meio Ambiente e Interdisciplinaridade

Ementa: Simplicidade e complexidade na produção de conhecimentos e as interações da sociedade e o meio ambiente. Teoria de Sistemas e sua relação entre saber e poder na intencionalidade científica de abordagem ambientalista. Modernidade, contemporaneidade e ressignificacão no âmbito interdisciplinar e transdisciplinar na perspectiva teórica-metodológica da pesquisa no campo das Ciências Ambientais. Reducionismo e transversalidade nas práticas científicas sistêmicas. Ética, ciência e política na produção cientifica e sua operacionalização no processo de pesquisas interdisciplinares.

 

Sociedade, Natureza e Desenvolvimento

Ementa: Os princípios éticos e filosóficos da relação sociedade- natureza e o surgimento da questão ambiental. Princípios ecológicos, sociais e econômicos básicos. Desenvolvimento, cultura, ciência, tecnologia e processos produtivos. A racionalização do uso do patrimônio histórico- ecológico no contexto do desenvolvimento econômico e social. A problemática do meio ambiente e suas repercussões no campo das teorias do desenvolvimento e do planejamento. Conceitos do desenvolvimento sustentável.

 


Nota: Todas as disciplinas obrigatórias estão alinhadas à Linha 1 - RELAÇÕES SOCIEDADE-NATUREZA E SUSTENTABILIDADE.