Acessibilidade:

Doutorando selecionado para evento na Alemanha

09 de Março de 2015

A Universität Heidelberg na Alemanha através de seu programa Santander International Summer School for Doctoral Students, selecionou 20 discentes em nível de doutorado de toda América Latina e da Ásia para participar do curso de Verão Sustainable Development Of Human Society Within The Frame Of Planet Earth.

Um dos selecionados é o doutorando André Luiz Queiroga Reis, do Curso de Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente na UFPB, orientado pelos Prof.s Eduardo Rodrigues Viana e Maristela Oliveira de Andrade.

A partir do dia 26 de setembro de 2015, André irá participar do Internationales Wissenschaftsforum Heidelberg – Fórum Internacional de Ciências Ambientais de Heidelberg. E, no período de 4 a 10 de outubro, ele também irá participar do German-Brazilian Symposium for Sustainable Development – 7º Simpósio Brasil-Alemanha de Desenvolvimento Sustentável.

A seleção foi realizada por uma equipe da própria Universität Heildelberg, com base no objeto de tese e no currículo dos candidatos. O evento terá como tema geral as Ciências Ambientais e contará com diversas áreas temáticas de estudos, e palestras de pesquisadores de diversos países, como China, Alemanha, Chile, Brasil e Filipinas. O curso objetiva promover a troca de informações e questionamentos quanto as suas pesquisas entre os participantes.

Durante o evento, André irá apresentar sua pesquisa de doutorado, já em andamento, que trata da harmonização dos rios à paisagem urbana da cidade de João Pessoa, no estado da Paraíba.

Em depoimento, o discente nos conta um pouco sobre como se sente acerca dessa oportunidade:
"Ter sido selecionado foi a maior surpresa. Não imaginava que pudesse ter acontecido. Mas as vezes arriscamos e trabalhamos para alcançar o reconhecimento do esforço durante a pesquisa. Isso reforça a ideia que tenho na cabeça que estamos no caminho certo, eu e meus orientadores, que são parte fundamental da qualidade deste trabalho."
"Para mim é um sonho se realizando, em fazer minha primeira viagem internacional, para um país que admiro e é referência nos estudos urbanos de harmonização paisagística e planejamento urbano."

Mais informações sobre este Programa e a Universidade alemã podem ser obtidas clicando aqui.